A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite da última quarta-feira (13), a tabela básica, regulamento e plano geral de ação da oitava edição da Série D do Campeonato Brasileiro. A competição será dividida em seis etapas e contará com 68 equipes. A CBF ainda não divulgou a data inicial do certame.

O Amazonas terá dois clubes na competição. Um deles é o Nacional Futebol Clube, campeão do Campeonato Amazonense de 2015. O Mais Querido vem se preparando para a competição desde o dia 6 de dezembro de 2015.

Apesar da CBF ter aumentado o número de participantes na Série D, a competição permanece classificando quatro equipes para a Série C do Campeonato Brasileiro no ano de 2017.

Sistema de competição

O Campeonato terá 68 equipes e será disputado em seis fases. Na primeira, todos os clubes estarão divididos em 17 grupos, com quatro times cada. O primeiro colocado e os 15 melhores segundos colocados de cada chave avançam para segunda fase da competição.

Nesta fase, 32 equipes estarão classificadas e disputarão sistema eliminatório. A terceira fase (oitavas de final), quarta fase (quartas de final), quinta fase (semifinal) e sexta fase (final), seguem o mesmo critério de mata-mata.

Tabela básica

Uma tabela básica foi divulgada pela CBF contendo os representantes de cada estado no torneio. Os clubes do Amazonas ficarão em grupos diferentes. Um sorteio será realizado para definir em qual chave os times ‘barés’ jogarão.

Na fase de grupos, uma equipe do Amazonas ficará no grupo que contém representantes do Acre, Amapá e Rondônia. Enquanto outro time do estado jogará em uma chave com clubes do Pará, Roraima e Tocantins.

Preparação

O Naça segue sua preparação para a Série D do Campeonato Brasileiro. Para isso, tem buscado reforços, principalmente após a lesão de seus principais atletas, o atacante Wanderley. Na última quarta-feira (13), foi divulgado o nome do meia Leandro Chaves. A equipe comandada pelo técnico Heriberto da Cunha treina de segunda a sábado no Centro de Treinamento Barbosa Filho. Em dois dias na semana o elenco trabalha no fortalecimento muscular.