A Federação Amazonense de Futebol (FAF), divulgou, na última terça-feira (01), a fórmula de disputa do Campeonato Amazonense de Futebol Juniores 2016. Na reunião compareceram os 11 dirigentes dos clubes que disputarão o torneio, que começa dia 26 de março e termina dia 23 de julho.  O Nacional Futebol Clube estreia na competição, no dia 26, contra o São Raimundo. A data da partida ainda será divulgada pela Federação.

O treinador, James Furtado, analisou o primeiro adversário da equipe no torneio. Ele afirma que serão dois times de muita tradição e disse estar preparando seu time para vencer.

“A gente tem consciência de que o Nacional não está trabalhando essa categoria de base há tanto tempo que nem os outros adversários, porém, estamos recebendo todo apoio para que tenhamos uma equipe forte. O jogo contra o São Raimundo não vai ser fácil. São duas equipes de tradição, mas vamos jogar para sair com resultado positivo”, disse.

Furtado declara que está trabalhando com alguns garotos que disputaram o sub-20 na temporada passada, por isso, ele acredita no sucesso da equipe. “Estamos montando outra base, mas que tem um trabalho deixado pelo professor Lana, muitos garotos receberam treinamento dele. Isso já nos ajuda muito”, avalia.

Sobre os treinamentos, o técnico conta que já foram iniciados no CT Barbosa Filho, mas que serão intensificados com trabalhos no campo da Academia de Futebol Omar Aziz, na sede do clube.

“Estamos em constante avaliação no CT e a partir de agora, também campo da Academia. Treinamos segunda, quarta e sexta-feira, tudo isso para fazermos uma comparação dos rendimentos”, frisou.

Ele afirmou ainda que o Nacional vai brigar pelo título e honrar a tradição do clube. ” Estamos montando uma equipe competitiva. Vamos brigar por título, pelas posições de cima. Vamos honrar a camisa do Nacional e a tradição que tem. Isso requer muito trabalho, mas estamos dispostos, finalizou.

Formula da disputa

A formula da disputa do Amazonense Juniores foi dividido em quatro fases. Na primeira, as 11 equipes se enfrentarão entre si, em jogos de ida (somente). Os oito primeiros colocados avançam de fase. Na segunda, as oito equipes classificadas se enfrentarão entre si em jogos de ida (somente). Os quatro melhores colocados avançam na competição.

Na terceira fase, conhecida como semifinal, o 1º colocado enfrenta o 4º, o 2º encara o 3º classificado, em jogos de ida e volta. Nesta fase também será considerada a pontuação dos times desde a primeira fase, para determinar a ordem dos colocados e mando de campo.

Na quarta fase acontece a final da competição, com partidas de ida e volta. Diferente dos últimos anos, o torneio desta temporada terá confronto para decidir entre 3º e 4º lugar. Neste caso, os perdedores das semifinais disputarão as respectivas colocações.

Equipes da competição

Além do Nacional FC, São Raimundo, Fast Clube, Manaus FC, Sul América, Iranduba, Tarumã, Rio Negro, Penarol, Holanda e Clipper disputarão o Campeonato Amazonense de Futebol Juniores. O campeão representará o estado na Copa São Paulo de Futebol Juniores 2017.