O campo de futebol é um santuário para a maioria dos meninos. Neles, os ídolos aparecem, as perspectivas mudam e a chance de um futuro melhor se desenvolve. Pensando na força social do esporte e mais especificamente o futebol, o projeto Craque 2020, do Nacional Futebol Clube, vai plantar uma nova semente de esperança em bairros da periferia de Manaus. Com parcerias que envolve desde as ligas da comunidade até rádio comunitária, o clube levará lazer e inclusão social à procura de revelar jogadores para o futebol amazonense.

O diretor de planejamento estratégico do Nacional, Haroldo Falcão, está na linha de frente do projeto. Para ele, todos os lados tendem a ganhar com a iniciativa do Nacional em levar futebol para bairros carentes de Manaus.

“Quantos garotos que tem um potencial incrível para ser jogador de futebol que hoje tomaram um outro rumo na vida ao qual eles não queriam? Então o Nacional está tendo a iniciativa indo nas comunidades periféricas, buscando estes garotos que se destacam e trazendo para o clube”, disse.

banner-craque-2020O projeto engloba não apenas revelar jogadores para o futebol amazonense, mas conquistar novos torcedores para o clube. A cidade de Manaus, segundo Falcão, também pode ganhar destaque, sendo conhecida como seleiro de craques.

“Essas comunidades vão começar a encarar o Nacional com outros olhos, unindo o útil ao agradável. Além de buscar talentos, pode transformar a cidade de Manaus em celeiro de craques e divulgando a marca do clube. Nós vamos até eles, os que se destacarem vem para o clube. Todos ganhamos”, salientou.

Sobre o projeto, o diretor explica que é um processo contínuo. Com objetivo de trazer novos jogadores para cenário do futebol baré, a iniciativa pode passar adiante e durar muitos anos.

“O projeto 2020 foi justamente um esboço do projeto que, chegando em 2020, nós podemos passar esse projeto para 2024. Então, é um processo contínuo. Hoje, nós queremos os garotos de 13 a 14 anos, daqui há 2020, eles já estarão formados e prontos para o Nacional”, garantiu.

A primeira edição de 2016 será realizada no próximo domingo (28), a partir das 9h, no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. Serão realizadas duas partidas, com 30 minutos cada tempo. Os garotos serão selecionados para os jogos e os que se destacarem vão ganhar uma bolsa de 30 dias, na Academia de Futebol Omar Aziz.

Emoção

“Dinheiro nenhum paga estar olhando para as crianças e perceber o quanto eles querem ser jogadores de futebol, craques em campo. É por isso que o projeto 2020 é válido”, garante.

Transmissão e parceria

A Rádio Atividade FM vai transmitir todo o evento. Será a equipe do veículo de comunicação que dará mais emoção às partidas de futebol e fará toda divulgação do projeto Craque 2020. A parceria com a Rádio Atividade vai durar enquanto o projeto for realizado.